Tensor: O que é e para que serve

Tensor1
Imagem retirada: http://acousticblog.mokkou.jp/?p=221

O tensor localiza-se dentro do braço do instrumento e sua função é fazer uma tensão contrária às cordas.

tensor2
Imagem: http://thbecker.net/guitar_playing/guitars_and_setup/setup_page_05.html

Em guitarras, geralmente a bala do tensor (parte por onde se ajusta) geralmente encontra-se logo após o nut (pestana), seja apenas em um furo ou por baixo de uma tampinha. Também pode estar próximo ao corpo da guitarra, após o fim da escala.

Tensor
Imagem: http://hubguitar.com/articles/common-setup-problems-affecting-learners

Em violões o lugar mais comum é no final da escala, podendo encontrá-lo olhando pela boca do violão.

Vale lembrar que é normal encontrar instrumentos sem tensor ajustável. Sendo eles, na maioria das vezes, violões clássicos ou guitarras bem antigas.

O tensor deve ser ajustado para manter o braço do instrumento sempre reto. Se o braço está côncavo, é necessário apertar o tensor e se está convexo, é necessário soltar o tensor.

É muito comum ouvir pessoas dizendo que o tensor serve para abaixar ou aumentar a altura das cordas, porém isto está completamente errado, pois a única posição correta do braço é reto. O que costumam fazer é apertar o tensor deixando o braço convexo e aproximando as cordas do centro do braço, ou deixar o braço côncavo, afastando as cordas do centro do braço. Em ambos os casos o que está sendo feito é apenas desregular o tensor. O ajuste de altura de cordas é feito na ponte da guitarra ou no rastilho do violão. Sendo assim, jamais se deve usar o tensor para abaixar ou aumentar a altura das cordas.

O ajuste do tensor é algo simples, porém só deve ser feito com o conhecimento necessário, pois um simples erro pode causar um grande dano ao instrumento, como por exemplo, a quebra ou trinca do braço ou a quebra do próprio tensor.

Enfim, se não sabe ajusta o tensor, não tente aprender na tentativa e erro, leve ao seu Luthier, ou peça uma aula para ele.

Até a próxima.

Alexandre Aloísio

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )